terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Projeto de decoração para apartamento pequeno

Texto Denise Dobbeck| Adaptação Joyce Moretti| Fotos Marcelo dos Santos

Cada coisa em seu lugar! Tendo como prioridade a organização e aproveitamento total do ambiente, a arquiteta Cecília Figueiredo desenvolveu um projeto para decorar apartamentos pequenos com muito conforto e praticidade.

Confira um bom exemplo de aproveitamento de duas áreas importantes da casa: a cozinha e o banheiro:

A moradora do apê de 59 m² tinha como prioridade organizar seus pertences, ter conforto e um ambiente agradável.
Na cozinha, a mesa dobrável é aberta sempre que a moradora recebe amigos ou parentes para refeições. Os banquinhos dão um toque charmoso.

Os móveis planejados da cozinha otimizam o espaço.
As cores branca e marrom são predominantes, dando mais harmonia e personalidade ao ambiente.

O fogão, do tipo cooktop de vidro branco, além de ter fácil manutenção, possibilitou a criação de um armário na parte inferior para guardar panelas.

A cuba de apoio economiza espaço na bancada, já que fica sobre ela, e dá um toque todo especial ao ambiente.
O gavetão, logo abaixo da pia, garante espaço para guardar os mais variados objetos.

Da largura do ambiente, o tapete branco em fio egípcio quebra a austeridade do marrom e traz aconchego.
Ao lado do vaso, a coluna de água foi disfarçada com a criação de um nicho com prateleiras de vidro.


Acesse nosso site www.multcorretora.com  e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

5 razões para os preços dos imóveis subirem em 2012 - e 5 para eles caírem

23 de fevereiro de 2012 • 18h44
Por: Diego Lazzaris Borges

SÃO PAULO – Os preços dos imóveis  registraram forte valorização nos últimos anos, motivados, segundo especialistas, por uma série de fatores - entre eles, a estagnação de preços nos anos anteriores, a maior oferta de crédito e a ascensão das classes C e D.

Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, a valorização atingiu 25,5% no Brasil, de acordo com o índice FipeZap. Mas será que ainda há espaço para mais alta? Há quem diga que sim e há quem tenha opinião contrária. Para você tirar suas próprias conclusões, especialistas listaram 5 motivos para que os preços dos imóveis subam este ano – e 5 para que eles caiam (ou fiquem estáveis).

Motivos para que os preços subam:
Para o CEO da Vitacon Incorporadora, Alexandre Lafer Frankel, os imóveis devem continuar se valorizando em 2012. Confira as razões apresentadas pelo executivo:

 - Crescimento e estabilidade econômica
O crescimento da economia brasileira e a estabilidade econômica atingida pelo País nos últimos anos continuarão a ser, na opinião de Frankel, os principais drivers para o aquecimento do mercado imobiliário e o consequente aumento dos preços dos empreendimentos.
 - Queda na taxa de juros
A queda da Selic (taxa básica de juro) também tende a estimular a economia e aumentar a procura por crédito, fazendo com que os preços dos imóveis continuem em trajetória ascendente.
 - Escassez de terrenos
Para o executivo, a escassez de terrenos, principalmente nos grandes centros urbanos, deve continuar fazendo com que os imóveis sejam negociados a preços elevados. Isso porque, ao comprarem terrenos cada vez mais escassos, as incorporadoras e construtoras precisam repassar os custos para os compradores, ocasionando uma elevação do preço das unidades lançadas.
 - Capacidade de consumo e crédito
A ascensão das classes C e D e a capacidade de consumo do brasileiro, aliadas à boa oferta de crédito, continuarão impulsionando o preço dos imóveis para patamares mais elevados em 2012, acredita o executivo.
 - Aumento de preços de mão de obra e materiais
Por fim, na opinião do CEO da Vitacon, o aumento de preço de mão de obra e dos materias de construção deve ser outro motivo para que o preço dos imóveis suba este ano.

Motivos para os preços caírem (ou ficarem estáveis)
Já o vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e autor do Livro “Imóveis, Seu Guia Para Fazer da Compra e Venda um Grande Negócio”, Luiz Calado, aponta alguns motivos para que os preços fiquem estáveis ou até mesmo caiam em 2012:

 - Grande oferta de imóveis
O especialista ressalta que nunca se construiu tantos empreendimentos imobiliários quanto agora. “Hoje já vemos muitos empreendimentos prontos, com vários apartamentos disponíveis para a venda”, diz. Segundo ele, é interessante acompanhar de perto os relatórios anuais das empresas incorporadoras, para ver se o estoque aumentou. “Se aumentou, é sinal de que a demanda diminuiu - ou que construíram mais do que a demanda”, afirma.
 - Os preços já atingiram níveis muito altos
Calado também aponta que os preços dos imóveis chegaram a um patamar muito alto. “Prova disso é que os brasileiros já começam a achar atrativos os preços nos Estados Unidos”, pontua.
 - Condições de crédito
De acordo com o especialista, as condições de crédito e limite para uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de R$ 500 mil, também continuam sendo impeditivos para as pessoas financiarem os imóveis.
 - Demanda menor
O especialista também ressalta que havia uma demanda reprimida por imóveis, mas não era uma demanda infinita. “Hoje muita gente já comprou o seu imóvel. É claro que sempre vai ter mais gente para comprar, mas o que vimos nos últimos anos foi um “boom”, com todos querendo comprar. Os lançamentos eram vendidos em um final de semana”, exemplifica.
 - Preço mais estabilizado dos terrenos
O coordenador do curso de Real Estate da Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), João da Rocha Lima Júnior, também aponta que não há nenhuma razão para que os imóveis continuem subindo este ano. Segundo ele, entre os motivos para que os preços caiam ou permaneçam estáveis, está o fato de que os terrenos, apesar de escassos, estão com preços mais estabilizados. “Hoje há um maior equilíbrio, algo que não acontecia algum tempo atrás. Com muitas empresas disputando poucos terrenos, eles acabaram ficando muito mais caros e inflando o preço dos imóveis”, ressalta.

Fonte: InfoMoney

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Material de construção: 74% da indústria está otimista em fevereiro

24 de fevereiro de 2012 • 14h33
Por: Eliane Quinalia

SÃO PAULO – Cerca de 74% da indústria de materiais de construção  pretende investir mais nos próximos 12 meses. Em fevereiro do ano passado, o percentual de empresários interessados em ampliar seus investimentos era de 76%. A informação é da Sondagem de Expectativas, divulgada nesta sexta-feira (24) pela Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).

Também apresentou uma leve queda, mas desta vez em relação ao mês de janeiro, a confiança do empresário nas ações do governo. De acordo com o levantamento, neste quesito, 54% das companhias consultadas afirmaram ter boas expectativas para o segmento da construção civil. No mês passado, esse número era de 55%.

“Em fevereiro de 2011, 66% da indústria estava confiante nas ações do governo, pois o mercado estava muito aquecido naquele período”, relata o presidente da Abramat, Walter Cover, que esclarece que a acentuada queda apenas se tornou evidente em meados de abril do ano passado, com as medidas de contenção ao crédito adotadas pelo governo.

“Por conta da oscilação do setor, a Abramat está pleiteando junto ao governo a continuidade de medidas anticíclicas, além de ações efetivas que possam garantir o crescimento do setor por meio de políticas de defesa comercial, desoneração fiscal e da aceleração de obras do PAC 2 e do programa Minha Casa, Minha Vida 2”, explica Cover.

Internas e externas
No entanto, a expectativa otimista quanto ao fechamento das vendas de fevereiro no mercado interno ainda predomina entre empresários da indústria de materiais de construção.

Na avaliação, 56% das empresas mantêm expectativas positivas quanto à venda de materiais de construção neste mês. Já 38% das organizações consultadas acreditam que os resultados obtidos serão regulares e 5% delas mantêm uma expectativa pessimista do mercado.

No que se refere às vendas ao mercado externo, entretanto, as vendas regulares somam 29% e o índice de pessimismo fica em 38%. Apenas 34% dos empresários ouvidos se mostram otimistas com as vendas de fevereiro.

Perspectivas para março
Em relação a março, as projeções para as vendas do mercado interno se mostram otimistas em 77% dos casos. Já as perspectivas regulares caíram para 21% e as negativas, para 3%.

No que se refere ao mercado externo, a expectativa de otimismo se manteve estável em 34%, em relação ao mês anterior. Em contrapartida, a expectativa regular aumentou para 33% e a pessimista caiu para 34%.

Fonte: InfoMoney

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projeto de sala integrada com a cozinha

Adaptação Oscar Neto

Nem sempre a opção por uma cozinha integrada significa abrir mão de alguns armários. No caso deste projeto, das arquitetas Claudina e Silvia, do escritório Ferrante | Tranjan, o caso foi exatamente o inverso.

"A cozinha era apenas um corredor e não poderíamos instalar marcenaria em um dos lados. Com a eliminação da parede, pudemos investir em um armário com gavetas e tampo de granito preto São Gabriel, mais um suspenso”, contam as profissionais.

Com 3 quartos, o apartamento de apenas 65 m² tinha uma área social apertada. As arquitetas integraram um dos dormitórios às salas, além da cozinha e da varanda, que também passaram a fazer parte do mesmo espaço.

O lado de trás do armário suspenso é revestido com espelhos para criar a infinitude em frente ao painel do mesmo material, que recobre o outro lado da sala.

O lado de trás do armário suspenso é revestido com espelhos para criar a infinitude em frente ao painel do mesmo material, que recobre o outro lado da sala.

As esquadrias da varanda foram retiradas para a integração com o living. Para barrar o vento, placas de vidro retráteis fecham a sacada. A solução amplia o espaço (mas é importante que essa possibilidade seja antes checada com o condomínio, pois alguns não permitem a mudança).

Confira a planta do ambiente.

Projeto, Claudina e Silvia, do escritório Ferrante | Tranjan; mobiliário, FortHouse; revestimento Castelatto (linha Eclipse) e piso, Euroville; marcenaria Cozishopping; execução, Madig Engenharia; luminária spot, Spazio; luminárias, Lumini; tapete, banquetinha ripada e almofadas, Nelita Turcato.


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Decoração para ampliar espaço

Texto Joyce Moretti | Fotos Divulgação
Fotos: Tuca Reines/ Divulgação
Já pensou em poder mudar a metragem do seu  apartamento sem precisar reformar, utilizando apenas dicas fáceis e práticas de decoração? 

A MaxHaus, especialista na criação de apartamentos, dá dicas de como fazer o seu imóvel de 70m² se parecer um de 100m².
Os espelhos são um dos melhores aliados para ampliar ambientes. Sejam pendurados ou no chão, se tornam indispensáveis em apartamentos pequenos.

A luz natural é a melhor amiga de ambiente pequeno, sendo assim, janelas grandes podem dar a impressão de local maior, principalmente se não houver cortinas. Se elas se fizerem necessárias, um tecido claro ou semi-transparente, para que a luz invada, é o ideal.

Aqui, além das janelas amplas e cortinas de tecido leve e transparente, a pintura de paredes e tetos de um só tom contribuiu para a amplitude. Se a tinta for de acabamento com brilho, o efeito é ainda melhor, pois reflete mais luz.

No quarto, as persianas possibilitam uma entrada maior de luz natural. O contraste entre a sobriedade da madeira e a delicadeza do revestimento da parede, dá a impressão de ambientes engrandecidos.

Quanto aos tapetes, deve-se deixar sempre um pouco de chão a mostra - escolhendo um tapete menor, caso ele seja absolutamente necessário – é válido.

Fonte: Portal Decoração

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Dicas para projetos de quartos pequenos

Por Pauline Meiwald | Foto Divulgação | Adaptação Oscar Neto

Para um projeto de quarto pequeno de 9,92 m², vamos às contas: com 55 cm de profundidade, os armários armazenam adequadamente os cabides com roupas maiores e mais “fofas”, como casacos de inverno.

A bancada do notebook ficou com 45 cm, suficientes para o apoio do notebook e o espaço para fiação. Entre ela e a cama, 60 cm são suficientes para a movimentação da cadeira.

Se o espaço é pouco, aproveite a verticalidade das paredes: os nichos criados por Danielle Garros guardam livros e objetos, além de servirem como decoração para o quarto. Entre eles, foi instalada uma fita de LED RGB, que, através de um controle remoto, altera a cor entre os módulos.

DICAS DO ARQUITETO
Quais são as medidas mínimas...
...para as laterais da cama?
Para manter a circulação no dormitório, costumo deixar no mínimo 60 cm.
... de comprimento de camas?
O padrão é de 1,89 m.
... do painel para embutir a fiação de aparelhos?
Em frente à cama, são suficientes 4 cm de profundidade para um painel suportar a TV e guardar os fios.
...para os armários?
Costumo deixar 55 cm de profundidade na marcenaria para pendurar as roupas adequadamente. Nas sapateiras, o mesmo, para manter a unidade.
...para as portas do guarda-roupa?
Para que abram sem encostar na cama, devem ter no mínimo 55 cm. Menores que isso, ficam esteticamente comprometidas. No entanto, para otimizar o espaço, prefiro portas de correr.
...para a bancada do home office?
Entre 40 e 50 cm, para garantir o conforto ao utilizar o notebook.


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Minha Casa, Minha Vida: proposta quer garantir acessibilidade em imóveis

15 de fevereiro de 2012 • 15h35
Por: Viviam Klanfer Nune

SÃO PAULO – Projeto de lei prevê que as construtoras atendam às demandas de acessibilidade de portadores de deficiência, para obras dentro do Programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida), de habitação popular.

O projeto (PLS 650/2011), de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), foi aprovado na última terça-feira (14) na CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo). Além disso, já teve voto favorável do relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Adaptação
De acordo com a Agência Senado, a proposta determina que, além dos 3% de unidades imobiliárias que devem ser entregues já adaptadas para idosos ou pessoas com deficiência, as construtoras devem arcar com os custos de adaptação de outras unidades, sempre que houver demandas de beneficiários idosos ou com deficiência.

Para o relator, mesmo que a lei vigente já obrigue as construtoras a destinar 3% dos imóveis construídos no Programa Minha Casa, Minha Vida para os deficientes, é injusto que os idosos ou portadores de deficiência tenham de arcar pessoalmente com os custos das adaptações necessárias para moradia.

Aprovada na CDR, a proposta segue agora para análise da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) em caráter terminativo.

Fonte: InfoMoney

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Decoração aconchegante para pequenos ambientes

Texto Denise Dobbeck | Adaptação Joyce Moretti| Fotos Marco Antonio/ Divulgação
Em tempos de apartamentos cada vez menores, basta ter planejamento, dispor os móveis de forma inteligente e harmonizar as cores. Essa é a fórmula para um lar aconchegante:


O apartamento de 60m² com, 3 dormitórios, teve a parede de um dos quartos derrubada para ampliar a sala. Home theater, sala de estar e de jantar foram integradas.

O espelho na parede da sala de jantar deu aparência de amplitude, assim como os tons de bege, cru e nude. As cores mais fortes ficaram nos detalhes da decoração e almofadas.


De vidro e aço inox, a mesa de jantar traz sobriedade e leveza, contrastando com as cadeiras de madeira.

A televisão fica presa a um painel de madeira na cor embuia, que, em contraste com as cores claras, "aquece" o ambiente. Prateleiras revestidas em laca branca fazem o papel de rack. Um aparador separa sala de estar e home theater.

Na cabeceira da cama utilizou-se papel de parede na cor bege com textura de palha natural. Nas extremidades, dois espelhos ampliam o espaço. A luminária pendente se destaca no ambiente.

A televisão fica presa diretamente na parede do quarto. Na lateral, um nicho revestido de laca branca abriga os enfeites. Acima e abaixo da TV, frisos dão destaque ao painel.

O branco se faz presente no piso, na parede, na cerâmica e em todos os demais elementos do banheiro da suíte do casal, contribuindo para a leveza e amplitude do ambiente.

Na cozinha, os móveis em marcenaria tem nichos de madeira revestida com laminado, que deixa tudo à mão. Uma porta de correr com vidro fosco separa o ambiente da lavanderia.

A lavanderia também mantém o tom branco e conta com armário em marcenaria revestida. O móvel, de 80 cm de largura, e as prateleiras são ideias para guardar os produtos de limpeza.

Projeto, Clélia Regina Angelo; marcenaria e espelho, Estudio ADM; sofás e pufes, Tratto Tapeçaria; luminárias, Belaluz; mão de obra e confecção de colchas e cortinas, Brupelo; mesa de jantar e cadeiras, Q-spaço; tecidos das almofadas decorativas, Armazem Paludetto; tecido porta-travesseiros do quarto do casal, Tec Dec; tecido das colchas do quarto das meninas e almofadas da sala de estar, Entreposto; quadros e tapetes, Arte Universale.


Acesse nosso site: www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum e Região.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Apartamento integrado

Texto Pauline Meiwald| Fotos Carlos Piratininga (divulgação)

Unir ou Isolar
Em apartamentos pequenos, não é fácil encontrar espaço suficiente para suprir todas as necessidades e, de quebra, que todos os ambientes sejam acolhedores.
Diante dessa dificuldade, a arquiteta Débora Aguiar projetou áreas mais versáteis e interativas nos 75 m² disponíveis: um quarto foi integrado ao living e funciona como home office. 

O novo ambiente pode se unir ou se isolar conforme o momento, já que os painéis de madeira freijó ripada, fixos em trilhos no assoalho e no teto, fecham o espaço. A solução dá mais amplitude ao ambiente social, que tinha apenas 20 m² no projeto original e ganhou mais 10 m² com a integração do escritório multifuncional.
A linguagem foi mantida: a estante, pensada para livros e elementos de decoração, é feita do mesmo material dos painéis.
Outra integração reversível é feita pelo painel espelhado na lateral do home Theater. Retrátil, ele pode integrar a cozinha. O modelo americano (com bancada) era inviável, pois eliminaria a ideia de um painel para a TV.
Um futon feito sob medida é o assento e o colchão do sofá-cama. A marcenaria, de madeira freijó, ainda aproveita o espaço inferior com nichos para objetos decorativos ou até mesmo as malas dos hóspedes.
A mesa para cinco convidados parece duplicada por estar encostada a um painel de espelho com  1,9 x 2,6 m. As cadeiras, de madeira teca com revestimento de linho, têm braços para garantir maior conforto. Na ponta da mesa, a banqueta dá o arremate e economiza espaço.
Para que a cozinha pudesse ganhar ares gourmet, os armários foram revestidos com folhas naturais de madeira. Sobre a bancada de granito preto São Gabriel, eletrodomésticos com acabamento de aço inox.
A mesma madeira das salas e da cozinha foi utilizada no banheiro: na bancada e na cuba, a impressão é de se tratar de uma única peça. A estrutura é mais estreita e possui 23 cm de profundidade, solução que não prejudica a circulação no ambiente.
Um painel de drywall dá sustentação à TV e esconde a fiação do aparelho. Pintada de cinza, a parede casa com a madeira teca da prateleira.
O formato retangular do quarto de casal aproveita a extensão da planta. Ao fundo, os armários com laca branca fosca integram uma espécie de closet; nas laterais, espelhos dão acabamento à marcenaria. A cabeceira embutida, com 1,5 m de altura, foi revestida com camurça.

Projeto e execução, Débora Aguiar.


Acesse nosso site: www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis Urbanos e Rurais de Nova Mutum e Região.