segunda-feira, 15 de abril de 2013

Harmonize o Ar - Feng Shui


Eles representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos de a energia chi se manifestar. Conheça os cinco elementos e saiba como aplicá-los na sua casa e na sua vida.

Solidez financeira
 

Elemento: Metal. O metal é o mais denso de todos os elementos, e sua presença na casa incentiva o progresso.

Ba-guá: Criatividade. Nasce as ideias e os projetos visionários e, portanto, também estimula essa área, a cozinha.

Cores e formas: As cadeiras transparentes em formato circular, a predominância da cor branca e os equipamentos em aço, como a coifa, a geladeira, as panelas, o forno e o micro-ondas, estão em perfeita harmonia com o elemento neste ambiente.

Atenção: Excesso de Metal causa discussões em família. Para equilibrar, introduza o elemento Água ou Fogo no ambiente. Já a falta provoca timidez; neste caso, é indicado aumentar a presença do Metal ou introduzir um pouco do elemento Terra, para garantir o equilíbrio no ambiente.

Foto: Sidney Doll; produção: Hélio Anselmo. Cadeiras: Kartell; armários e bancada: Kitchens; tampo de vidro: Glass Company; coifa: Falmec; espelho: Le Lis Blanc Casa; mármore: Itaarte; iluminação: Puntoluce; eletrodomésticos: Spicy e Ariston; arranjos de flores: Renata Penno; notebook: Dell; jogo americano, prato para bolo, potes, copos, taças: Suxxar; centro de mesa, fruteira e panelas Tramontina: Cleuza Presentes.

Família e crescimento
 
Elemento: Madeira. Simboliza o início do ciclo dos cinco elementos, logo, estimula o crescimento e a energia, que se expande em todas as direções.

Ba-guá: Família, Prosperidade. Extremamente relevante nesta área para as pessoas que estão começando a constitui-la. O espaço externo de descanso e lazer dessa casa representa bem o elemento.

Cores e formas: A cor verde remete a este elemento, que também pode ser ativado por móveis, acessórios, pisos e tetos feitos de madeira, e pela presença de plantas e flores, já que esta energia incentiva o contato com a natureza e atraem a criatividade e a estabilidade da madeira. As colunas de madeira e de bambu, em formas circulares e alongadas, também reforçam o elemento, que contribuem ainda para a expansão do chi (energia vital) no ambiente.

Atenção: Excesso de Madeira no ambiente pode causar teimosia no morador; para equilibrar o espaço, coloque um pouco de Metal ou Fogo. A falta de Madeira pode deixar a pessoa mais apática; aplique um pouco do elemento Água ou aumente a presença da Madeira para suprir a energia.

Foto: Sidney Doll. Pprojeto: Ana Cristina Malta; cadeira e pufe: Armando Cerello; mesa de canto: Tok & Stok; banco de madeira de demolição: Aroeira; mesa de centro: acervo da proprietária; painel em bambu, forro em bambu e vaso com bambu-mossô: Kanela; tecidos: Donatelli.

Estabilidade e força

Elemento: Terra. A força vital do elemento Terra vibra neste cômodo. Símbolo da estabilidade e da resistência, o elemento – que também rege o setor da Espiritualidade e do Relacionamento –, está impresso em cada detalhe deste lavabo.

Ba-guá: Espiritualidade, Relacionamento. Tijolos e cimentos associam-se bem ao elemento, sugerindo durabilidade e confiança, evidenciados no acabamento do projeto.

Cores e formas: A cor marrom, que o representa, predomina nas texturas dos papéis de parede e nos detalhes em madeira, como no piso e no gabinete da pia. A forma quadrada também incentiva a Terra, e está presente na cuba, no espelho e nas torneiras. Além do marrom, as cores ocre e amarela também ativam o elemento.

Atenção: Excesso de Terra no ambiente causa seriedade e tristeza. Para equilibrar, aplique um pouco do elemento Madeira ou Metal. A falta deste elemento torna a pessoa egoísta e oportunista; neste caso, adicione um pouco do elemento Fogo ou acrescente mais Terra.

Fotos: Eduardo Pozella. Projeto: Clélia Regina Angelo; cuba: Vallvé; espelho: Vitrage; iluminação: Puntoluce; louças e metais: Tecnobanho; papel de parede: Paper.

Chama do sucesso
 

Elemento: Fogo. A terapeuta holística Kerima Dahora utilizou o Feng Shui neste quarto de casal para atrair a vibração do Fogo.

Ba-guá: Sucesso, Fama. O elemento está ligado às áreas do sucesso e da prosperidade e pode ser estimulado com o uso de cores quentes, como o vermelho, o amarelo, o laranja e o dourado.

Cores e formas: Peças decorativas, como velas e candelabros, representam a chama, assim como objetos em formato triangular, que simbolizam a energia em ascensão. No cômodo, o elemento está representado pelas almofadas e pelo quadro sobre a cabeceira na cor vermelha, e pelas formas pontiagudas do desenho. As luminárias em formato triangular também são responsáveis por ativar o Sucesso.

Atenção: excesso de Fogo pode trazer intolerância e agressividade; para equilibrar, adicione o elemento Água ou Terra. Já a falta deste elemento pode tornar a pessoa apática e introspectiva; neste caso, faça uso do elemento Madeira ou aumente o Fogo.

Foto: Sidney Doll. Projeto arquitetônico: Alberto Sauro; Feng Shui: Kerima Dahora; cama, roupa de cama e painéis em tecido: confeccionados por Nelita Turcatto; piso: RB.

Comunicação em alta
Elemento: Água. Sendo um elemento em constante movimento, a água sempre foi vista pelos chineses como uma energia ideal para aquelas pessoas que trabalham na área da comunicação, estimulando também a perseverança e o trabalho.

Ba-guá: Carreira. A água está ligada ao guá do Trabalho e, por isso, pede cores escuras, sóbrias, como o preto e o azul.

Cores e formas: Os espelhos na mesa de centro e no nicho da parede na cor preta estão muito bem aplicados. O vaso redondo de vidro com lírios brancos em destaque também está adequado, da mesma forma que os aparelhos eletrônicos, em tons escuros.

Atenção: excesso deste elemento pode provocar angústia ou hiperatividade. Para ponderar, introduza no local um pouco do elemento Terra ou Madeira. A falta de Água pode causar ineficiência no trabalho e pouca mobilidade; neste caso, equilibre com Metal ou aumente o elemento Água.

Foto: Sidney Doll. Projeto: Nilza Alves e Rita Diniz; marcenaria: Marcenaria Flamboyant; mesas de centro, sofás e poltronas: Brentwood; tapete: Santa Mônica; mesa lateral: Artzzi; arranjo de lírios em vaso redondo: Veneza Souzedo, da The Flower Power.

A Mult Corretora não se cansa em buscar o que você quer, venha para cá, para a melhor, venha para a Mult Corretora! Site: http://www.multcorretora.com/ e para interagir com você, cada vez mais, o link do nosso Facebook http://www.facebook.com/mult.corretora?fref=ts para você, que é uma pessoa moderna e antenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário