sábado, 27 de abril de 2013

Sala Linda Para Reunir os Amigos, Cozinhar e Conversar

O desejo de mais convívio transforma o estar num espaço aberto e versátil. Projeto mostra que é possível comer, trabalhar, receber e ver TV neste espaço.

Alegria de reunir. Não há aperto em dia de visita neste apartamento em Salvador. Depois de ganhar as áreas de duas varandas, a sala, agora com 94,2 m², oferece diferentes situações integradas: estar, jantar, home theater com escritório e até um local para drinques na companhia de um piano de cauda. “Compensei a amplidão com aconchego, defnindo cantinhos com sofás e poltronas generosos”, diz o arquiteto, autor do projeto. Também fez diferença o jeito de pensar a circulação. “Preferi dispor o mobiliário de forma a facilitar o ir e vir, sem criar corredores.”

O canto de estar tem sofá, pufe e poltrona da Casual Móveis, mesma marca das mesinhas laterais e de centro. Pintada com um tom de café derivado do piso de mármore bege bahia, a parede valoriza o arranjo de obras.
Destaque para o canto do bar com TV e mesa de refeições.

Nichos laqueados e módulos de couro se alternam na estante do home theater. “Essa variação de texturas valoriza o móvel”, explica arquiteto.

Vista do escritório.

O mar das fotos na parede abre um horizonte na sala de jantar. Cadeiras com rodízios podem circular entre os diferentes ambientes integrados.

Varandas anexadas. A disposição em L permitiu que o home theater ficasse resguardado. Integrada, a varanda menor, ao fundo dele, virou escritório. A outra, bem maior, ganhou o piano e a mesa redonda, que funciona como uma extensão do estar principal, definido pelo tapete claro. No centro de tudo, se impõe a generosa mesa de jantar para dez.

A preocupação com a simetria confere um ar clássico ao estar, que conta com um bar camuflado no aparador branco, sob as telas vermelhas. Dupla de poltronas.

É visível a integração entre as áreas. “A sala de jantar era fechada. Quando a abrimos, sobrou esta coluna, que transformamos numa espécie de moldura para o bufê e o vaso, com um fícus”, explica arquiteta. Para isso, foi criado um patamar de alvenaria.
Gostou do que viu? Saiba mais com a Mult Corretora agora.
Comer, trabalhar, receber, ver TV: tudo na sala

Pense em espaço e tempo, os maiores luxos de quem vive em centros urbanos, ou seja, mais da metade da população mundial: integrar atividades é uma forma de fazer render os centímetros de uma moradia compacta e de estimular a convivência nas preciosas horas vagas. Por essas razões, não é de estranhar que as salas multi uso sejam cada vez mais comuns. “Nas regiões metropolitanas, essas alterações estão em curso desde os anos 1990. 

Os novos arranjos familiares, que já representam mais da metade dos lares em locais como São Paulo e Rio de Janeiro, são outro fator importante nessa tendência”, afirma Fábio Abreu Queiroz, arquiteto e pesquisador do Núcleo de Estudos de Habitares Interativos (Nomads-USP). Aquele ambiente estanque e formal, pensado somente para um tipo de situação, tende a desaparecer. 

“Historicamente, a existência de cômodos destinado as funções específicas e organizados em zonas - social, íntima e de serviços- é uma herança do modo de vida das famílias burguesas parisienses do século 19”, explica. De acordo com o arquiteto Fábio Valentim, a ideia da sala como local que congrega diversas funções está na raiz da arquitetura moderna.

Muitas paredes a menos
“Hoje, independentemente do porte do imóvel, as pessoas querem trazer os acontecimentos para dentro”, afirma a designer de interiores Bianca Notari. Sua observação é atestada por estudos de tendências como os do portal internacional WGSN-Homebuildlife.

“Em vez de contar com vários cômodos menores, os moradores hoje preferem criar uma área social maior no centro da casa. Assim,a família pode conviver no mesmo espaço, ainda que em diferentes atividades”,analisa o editor do portal, Laurence Pasquier. Se pensarmos no desejo de convívio, é natural que a primeira parede a cair seja a da cozinha, antes relegada aos fundos da casa ou posicionada como um corredor nos apartamentos. 

Segundo um relatório do WGSN do fim do ano passado, ela concentra hoje o maior gasto com reformas: todos querem um ambiente para exibir com orgulho como parte do estar, com acabamentos nobres, como a madeira. A reboque, vem a sala de jantar. “Ela se incorpora à cozinha. Mesas generosas acomodam muita gente, permitindo que a festa aconteça já no local de preparo da comida”,complementa. 

E, se os ambientes já estão juntos e o clima é de interação, por que não incluir a TV, com todos os seus acessórios eletrônicos, atual desejo de consumo? É assim que o sofá assume nova importância. Muitas vezes, é dele a função de delinear áreas e usos. Em outras, vira quase um ambiente, concentrando o lazer e até o trabalho, com prateleiras, mesinhas e plugues acoplados.“Para todos os móveis, a ordem é ter várias opções de utilização. 

São peças modulares e facilmente adaptáveis ao espaço”, detalha Andrea. E o trabalho? Até ele tira proveito desse tipo de mobiliário: com a tecnologia sem fio e os aparelhos portáteis, qualquer local vira um escritório. “Hoje você não precisa mais de uma base fixa: novos projetos já preveem pontos com iluminação e apoio até na cozinha”, fala o arquiteto.

Tem coisas, que só sentindo para saber como é, porque imaginar essa sala é muito bom, agora imagina a sensação de morar em uma casa com uma sala dessa, a Mult Corretora, como sempre e sempre, vem aqui para trazer o que há de melhor no mundo dos imóveis, não deixe de conferir. Veja nosso site e comprove a nossa qualidade: http://www.multcorretora.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário