sábado, 17 de novembro de 2012

Apartamento pequeno: 15 truques para decorar com funcionalidade em apenas 34 m²

Texto Gabrielle Victoriano | Fotos Wagner Silveira (divulgação)

Com 34 m², é possível transformar um apartamento pequeno apenas com alguns toques na decoração. A seguir, confira 15 dicas práticas para integrar com harmonia e ganhar espaço:

1- Prender lâmpadas em um trilho possibilita focalizar a luz em locais específicos.

2- Colocar um espelho na porta de correr ajuda a aumentar a sensação de amplitude.

3- Encaixar prateleiras de madeira na parede traz mais aconchego ao local. Elas podem ser usadas como apoio para TV e objetos decorativos.

4- Pendurar a TV na parede economiza espaço no quarto.

5- A cama turca baixa e sem cabeceira melhora a integração das áreas, seguindo o mesmo estilo do sofá.

6- Palets reciclados podem virar um sofá aconchegante e móvel apenas colocando futons e parafusando rodízios.

7-  Fazer uma mesa acoplada à bancada para refeições ajuda a limitar a área da cozinha.

8- A tonalidade branca é sempre grande aliada para ampliar o espaço.

9- A parede listrada demarca o canto reservado para a cozinha.

10- Utilize o espaço sobre a geladeira para embutir um armário na parede.

11- Os banquinhos podem ser empilhados e servem como mesa de apoio quando não estão sendo usados como assentos.

12- Para auxiliar o cozinheiro, guarde a louça em um armário perto da bancada.

13- Almofadas coloridas dão vida ao ambiente sem gastar muito.

14- O piso de cimento queimado cinza com resina sintética (Bianco®) evita trincas e manchas, além de facilitar a limpeza.

15- Usar forno embutido na bancada da cozinha é uma opção para dar uma função diferente a esse espaço.

Projeto: Spestudio; estofado: Arthome Decorações; almofadas: Espaço Til; cadeiras: Tok&Stok; objetos decorativos: acervo pessoal.

Onde encontrar:
Arthome Decorações – www.arthomedecoracoes.com.br.
Espaço Til – www.espacotil.com.br.
Spestudio – Tel.: (11) 9218-7706 – www.spestudio.com.br.
Tok&Stok – SAC: 0800-7010-161 – www.tokstok.com.br.


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e estado do Mato Grosso.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Um, dois ou três dormitórios? Veja o perfil de quem busca por cada tipo de imóvel

Especialista diz que os mais procurados pela classe média são os de 3 dormitórios, já os de 2 são visados por quem deseja sair do aluguel

Por Heraldo Marqueti Soares

SÃO PAULO – Apartamentos de três dormitórios são os mais procurados pela nova classe média. Segundo o diretor comercial e de marketing da MZM Construtora, Helio Korehisa, famílias mais estruturadas costumam buscar apartamentos maiores, impulsionadas pelas facilidades de juros e financiamentos.

Na região metropolitana de São Paulo, a classe média agora dá preferência a apartamentos maiores. “São famílias que procuram pelo primeiro imóvel, incentivadas também pelos financiamentos habitacionais”, diz Korehisa, contando que para o padrão econômico as vendas estão altas para apartamentos entre 60 m² e 75 m². Já para médio padrão os apartamentos mais buscados são os de 80 m². “Lazer, segurança e localização são os quesitos mais observados”, afirma.

Geralmente casais recém-casados buscam apartamentos de 1 dormitório


Dois dormitóriosEntre 45 m² e 60 m², os apartamentos de dois dormitórios são mais buscados pelos jovens casais e famílias que querem fugir do aluguel. Além disto, é uma boa saída para quem compra imóveis para investimentos já que é o tipo mais visado para contratos de locações.

Um dormitório
Estudantes, solteiros e casais sem filhos, na faixa entre 25 e 35 anos são os que mais adquirem este modelo. Seu tamanho varia em média, de 30 m² a 42 m². Ultimamente a demanda por estes imóveis próximos a universidades, comércio e estações de metrô cresce cada vez mais, apontado pela praticidade exigida pelos clientes mais jovens.

Quatro dormitóriosGeralmente são de plantas acima de 90 m². Famílias que priorizam bem-estar, segurança e infraestrutura do condomínio são o público-alvo, além também de necessitarem de espaços mais amplos.

Fonte: InfoMoney

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e estado do Mato Grosso

Apartamento pequeno: Saiba como fazer caber até área gourmet no loft de 75 m²

Texto Fernanda Emmerick | Fotos Xico Diniz (Divulgação) | Adaptação Ana Paula de Araujo
 
Jovens recém-casados, os proprietários desse apartamento de 75 m² em Salvador (BA) deram carta branca para a arquiteta Janete Chaoui deixá-lo mais espaçoso e contemporâneo. “A minha ideia partiu de um novo conceito de loft: um espaço horizontal e sem mezanino”, explica a profissional. Sem muitas paredes, foi possível criar um local mais descolado. Prática, a residência conta com soluções que otimizaram os ambientes, além de ideias atuais, como a varanda gourmet e a cozinha americana. “É um projeto regido basicamente por três elementos: transparência, requinte e conforto”, complementa Janete.

A seguir, conheça as soluções da arquiteta para o lar do jovem casal e aproveite os truques em seu próprio apartamento pequeno:


Ainda que integrados, cada espaço foi bem delimitado. Do auge do elegante living, pode-se avistar a área externa, por exemplo. A iluminação foi pensada como forma de contribuir com a atmosfera de conforto. A ideia era fornecer luz pontual e dar relevo às peças expostas.“É importante salientar a interligação de todos os ambientes, mesmo com as demarcações tênues”, explica a profissional.


A sala de 20 m² tem seu espaço delimitado suavemente, com o uso do tapete de pele claro. Na escolha das tonalidades, houve grande diversidade: “Preto, branco, dourado, muita transparência e os objetos translúcidos. Essa cartela de cores se mostrou ousada, assim como o projeto”, detalha a arquiteta.

De maneira suave, foi sugerida uma separação no espaço, que delimitou o quarto e o living. A imponente estante de laca branca brilhante fez esse papel.
 
O sofá de linho cru e a cortina no mesmo material com fios de seda natural ganham vida ao lado da poltrona giratória Swan, de seda sintética.


A estante abriga uma estrutura que permite que a TV rotacione em torno do próprio eixo e atenda aos dois cômodos. “Para completar essa ‘parede’, usei um pano de vidro temperado transparente do piso ao teto, obedecendo ao conceito dos ambientes integrados”, conta Janete.


A cozinha tem 7 m² e conta com marcenaria com acabamento de laminado branco. Ela segue o estilo americano, com balcão para as refeições. Assim, dispensa o uso de mesa de jantar e aumenta a área do living. A arquiteta abusou na transparência, que ajuda a ampliar e dar leveza aos espaços. Além das charmosas cadeiras de acrílico, com design dos Eames, bancadas e divisórias de vidro temperado.

Boa ideia!
O balcão para refeições é um pouco mais baixo do que a bancada, para oferecer conforto durante as refeições.


Moderno, o quarto de 17,5 m² segue a proposta de cor, brilho e peças ícones no décor. “Coloquei uma opção de persiana por dentro do quarto, para quando os moradores quiserem privacidade”, conta Janete.


A cama de madeira ganha autenticidade no contraste com o móvel de porta de vidro vermelho e espelho. “A intenção do vermelho foi quebrar a neutralidade das cores e causar um impacto em quem chega, já que é um ângulo visto da entrada do apartamento”, destaca. Já o papel de parede dá um ar aconchegante ao ambiente, além de harmonizar com o tapete de seda.


A varanda é uma área gourmet e SPA, ideal para relaxar. Os 18,5 m² convidam ao descanso. O elemento madeira, presente nas chaises e mesas de apoio, traz nobreza e a sensação de aconchego natural. Vasos e plantas foram comprados em uma feirinha tradicional de Salvador. Artigos simples e artesanais em meio a móveis de design e estofados clean.


O cantinho dedicado a receber segue o padrão interno da casa, com móveis clássicos e cores mais escuras. A mesa Saarinen tem tampo de mármore Carrara e segue acompanhada por cadeiras de couro sintético. Na varanda, a ambientação surgiu da intenção de reaproximação com a natureza. “O resultado foi um ambiente acolhedor, sintonizado com o requinte despojado”, detalha Janete. A bancada gourmet completa o clima de conforto traduzido ali.


O banheiro de 3 m² segue um padrão mais clean do que o restante do loft. Foi um pedido dos moradores, que optaram por um ambiente suave. Para brincar um pouco com o espaço, a arquiteta investiu em pastilhas 2 x 2 cm. Elas revestem apenas a área do box para que, além do belo contraste, também haja economia no custo do banheiro.

Projeto: Janete Chaoui; marcenaria: Básica Home; tinta das paredes (Toque de seda): Suvinil; tapetes: Bagdá; quadros: Leonardo Salvatori; decoração: Empório Magma; iluminação: Omni Light.
 
Onde encontrar:
Bagdá – www.bagdatapetes.com.br
Básica Home – www.basicahome.com.br
Empório Magma – www.emporiomagma.com.br
Janete Chaoui – www.janetechaoui.com.br
Omni Light – www.omnilight.com.br
Suvinil – www.suvinil.com.br


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e estado do Mato Grosso.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cobrança de SATI pelas imobiliárias pode ser ilegal

Advogado lembra que as funções cobradas pela assessoria é obrigação do corretor

Por Juliana Américo Lourenço da Silva

SÃO PAULO – Quando se vai adquirir um imóvel, o consumidor costuma pagar pelo SATI (Serviço de Assessoria Técnico Imobiliária), ou então ATI (Assessoria Técno-Imobiliária), uma assistência realizada por advogados indicados pela imobiliária. No entanto, o advogado do escritório Adriano Dias Advocacia e Consultoria Jurídica, Adriano Dias, afirma que, em alguns casos, a cobrança pode se caracterizar como venda casada.

O pagamento da taxa, que geralmente corresponde a 0,88% do valor do imóvel, é exigido pelas empresas e incorporações, alega Dias. “Vale lembrar que oferecer o serviço não é ilegal, caso seja dada a possibilidade de não adquiri-lo”, explica e ainda lembra que a assessoria, que compreende em esclarecer dúvidas dos compradores sobre o contrato, análise sobre a compatibilidade da situação econômica do imóvel, acompanhamento da assinatura e ajuda com os trâmites para obter a escritura, é um contrassenso, pois a assistência é prevista por lei e é um serviço que o corretor tem a obrigação de oferecer.

 Legislação
Quando o caso é levado à Justiça, o valor cobrado por taxas ilegais deve ser devolvido em dobro. Essa foi a decisão tomada pela 7ª Câmara – Seção de Direito Privado no caso de uma cobrança de SATI não informada clara e precisamente no contrato.

Fonte: InfoMoney 

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e estado do Mato Grosso.