quarta-feira, 27 de junho de 2012

Banheiros realmente pequenos


Por Ana Paula de Araujo | Fotos Divulgação

Com a redução drástica do tamanho dos imóveis, ter um banheiro pequeno é a realidade de muitas pessoas. No entanto, os donos desses ambientes podem lançar mão de truques que aumentam a sensação de amplitude e ainda ajudam a organizar tudo, deixando cada coisa em seu lugar. Para orientá-los, chamamos um trio de arquitetas, que mostram que basta criatividade na hora de decorar banheiros pequenos.

Cores Claras
A regra número 1 para banheiros pequenos é: use tons claros. “As cores transmitem sensações, sentimentos, por isso as cores claras dão sensação de leveza, de amplitude, de frescor”, justificam as arquitetas Claudia Pimenta e Patricia Franco, da Arquitetura e Interior. Mas isso não quer dizer que é preciso abrir mão de toques coloridos. É possível usar cores em detalhes feitos com pastilhas de vidro, e até a cuba pode ganhar cores.
Quebrar o branco com cores alegres foi a alternativa das arquitetas para esse banheiro de 3,4 m².
Projeto: Claudia Pimenta e Patricia Franco

Espelhos
O segundo investimento para esses ambientes são os espelhos. Muitos deles. “Os espelhos são grandes aliados, porque têm um efeito de continuidade”, dizem as arquitetas. Eles podem ser instalados acima do armário, nas paredes do banheiro e até no revestimento dos móveis.

Iluminação
Para aumentar a sensação de amplitude, aposte em luzes diretas e indiretas. Para a iluminação geral, Claudia e Patricia costumam usar luz indireta com lâmpadas fluorescentes, pontuando locais de destaque com lâmpadas dicroicas.

Linhas
Na hora do acabamento, lembre-se das linhas: “Trabalhar com linhas faz o ambiente parecer maior, sendo que faixas horizontais aumentam a largura, e verticais aumentam o pé-direito”, garante a arquiteta Adriana Bussab Kechfi.

Espelhos e linhas horizontais ampliam o banheiro de 3,4 m².
Projeto: Claudia Pimenta e Patricia Franco.

Boa circulação
Para facilitar a movimentação no ambiente, sempre que possível, alinhe a cuba e o vaso sanitário em apenas um lado do banheiro, para formar um corredor para passagem. Essa medida, no entanto, pede cuidado, pois nem sempre é viável trocar a bacia de lado. "Não devemos nunca trocar a estética pela funcionalidade", diz a dupla de arquitetas. "Mexer com a posição da bacia sanitária às vezes causa muito transtorno". Bacias sanitárias sem caixa acoplada também ajudam, assim como bancadas mais estreitas, mas elas pedem cubas de semiencaixe.

Marcenaria
Seguindo o exemplo da pintura, a marcenaria também deve ter cores claras e, quando estamos falando de banheiros pequenos, menos é mais. “Quanto mais simples, melhor. Portas basculantes ou gavetões não são práticos quando o espaço é reduzido. O melhor é partir para um gabinete simples abaixo da bancada com portas de abrir e talvez nichos para toalhas, decoração etc.”, aconselha Adriana. Miniarmários grudados na parede também são boas opções: “O ideal é que não tenham cara de armário. Vale usar espelhos como portas de correr com iluminação integrada a essa marcenaria. Fica leve e bonito”, ensinam as arquitetas da Arquitetura e Interior.
A iluminação direta dá destaque ao espelho e à marcenaria, planejada especialmente para o banheiro de 3,2 m². O toque final fica por conta do retrato do bebê.
Projeto: Claudia Pimenta e Patricia Franco

Boxe
Para não passar aperto na hora do banho, Claudia e Patricia indicam a medida mínima desse espaço: 80 x 80 cm. Para Adriana, a escolha da porta depende do tamanho do boxe: “Se ele for mais largo, recomendo portas de correr, se for mais profundo, de abrir.”

Para organizar os itens
Acomodar cosméticos e outros produtos exigirá aproveitamento máximo dos espaços. Lance mão de prateleiras acima do vaso sanitário, nichos na própria parede (que ocupam a espessura da parede, sem acrescentar volume ao ambiente), cestos e ganchos.


Acesse nosso site www.multcorretora.com  e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário