sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Banheiros pequenos

Texto Simões Neto e Tiago Muniz | Adaptação Ana Paula de Araujo

E sobrou o espaço para o banheiro. Quando as instalações da casa já são um tanto apertadas, como inovar ao manejar os espaços desse cômodo geralmente já diminuto? Apresentamos nesta matéria três ideias que a princípio parecem improváveis, mas deram certo depois de muito planejamento. Afinal, um ofurô num toalete de menos de 4 m² ou cuba, bidê e box em 6 m² podem parecer muita complicação, mas eles conseguiram. Quem sabe isso não te inspira a inovar também?

Paraíso zen em 3,96 m²

É realmente um luxo. O cheiro agradável de incenso e o fundo da banheira ainda molhado denunciam: alguém relaxou no ofurô há poucas horas. A proprietária deste minúsculo banheiro encomendou às arquitetas Ana Cristina Malta e Ana Paula Devechi a missão de instalar a banheira no cubículo de 3,96 m².

Desafio aceito, a dupla mediu cada espaço disponível e montou um verdadeiro paraíso zen a poucos passos do quarto. O ambiente é um mimo: a banheira em madeira, que mede 70 x 90 cm, acomoda, com conforto, um indivíduo de 1,70 m de altura sentado – é nessa posição que se aproveita o relaxamento. A área total reservada para o ofurô, ritual consagrado entre os japoneses, mede 0,5 m². O que sobrou do espaço foi utilizado para os outros elementos típicos dos banheiros tradicionais: cuba, acompanhada do espelho redondo, vaso e box.

Atração da casa, a área reservada para o ofurô mede 0,5 m². Mesmo com elementos contemporâneos, como o vaso, a cuba e o box, o clima místico foi caracterizado pelo predomínio da madeira rente ao teto, em toda a extensão da banheira e pela cortina em bambu. 

No chão, e em todo o local, o mármore, instalado pela construtora, foi mantido. O box, em vidro, possui as bordas feitas em aço. O conjunto da banheira foi todo fabricado em madeira ipê. Isso inclui o piso, a pequena bancada que serve de degrau e apoio para vasos decorativos e o espaço reservado para o porta incenso, os sais de banho e os óleos dos mais variados aromas. O mesmo material que, por sinal, reveste a parede próxima ao teto. Para ventilar o local – instalado no 17º andar de um apartamento no bairro do Morumbi, em São Paulo – apenas uma janela pequena, que foi presenteada com uma cortina feita em bambu.

Ofurô: Will Arte; box e espelho: Penha Vidros; persiana de bambu: A Morada das Persianas; objetos: Asian Elements; iluminação: Yamamura; vaso: Deca; acessórios: Ketesi; cuba: Metal Bagno.

Ele quis cuba, bidê e box

A arquiteta Cláudia Schneider, da Arq Design, levou um susto quando o estudante pediu o projeto para um banheiro de 6 m². “Ele queria manter, além do vaso sanitário, o bidê, um box razoavelmente espaçoso e a bancada de ponta a ponta da parede, partindo da porta”, afirma a profissional.

Depois de vários rascunhos e de muito quebrar a cabeça, a solução encontrada foi instalar o vaso de frente para a porta, com o bidê logo ao lado. O box foi inserido logo à frente, no canto direito de quem entra. O uso de materiais claros, como as paredes na cor palha, gesso no teto e as louças brancas, também ajudou a ampliar o espaço, assim como o espelho que toma quase a parede inteira

Quem entra se depara com o vaso e, à direita, com o box. Ao lado do sanitário, o bidê. A bancada em mármore dá suporte para o espelho e é iluminada pela arandela. Tudo muito clean e elegante.

Ainda sobrou lugar para a arandela, que ilumina a bancada. O destaque, porém, fica para o tampo de mármore Carrara, com linhas retas, que acolhe a cuba exposta e os acessórios, como a saboneteira. O piso, o rodapé, assim como as paredes internas do box foram revestidos com porcelanato em tom caramelo, que contrasta com as outras cores locais.

Gesso: Adriano Gesso; mármore: Granirosa; tintas: Lukscolor, da Art da Cor; iluminação: Laboratório da Luz; louças e metais: Deca.

Tudo ao alcance da mão

Ele faz parte da suíte do loft, mede 3,96 m² e combina perfeitamente na cor e na iluminação com os outros compartimentos. Toque de mestre do designer Reinaldo Casagrande, que utilizou na medida certa as pastilhas, que predominaram no piso e nas paredes; o mármore na bancada que, inclusive, envolve a cuba; e o espelho, que foi transformado em um paredão logo à direita da entrada. A praticidade, outra característica tanto do dono quanto do designer, está representada pelas três gavetas à esquerda, bem abaixo da bancada, que são utilizadas para guardar, entre outras coisas, escova, creme e fio dentais.

Já na área direita, toalhas de mão, rosto e de banho ficam armazenadas, para que não aconteça aquela situação desagradável de entrar no chuveiro e esquecer o acessório. Como mora sozinho, o proprietário do loft não tem por quem chamar em situações assim. Tudo pelo menor esforço.

No espelho há outra peculiaridade: como o espaço é reduzido, nos primeiros 10 cm da área inferior foi instalada uma prateleira em vidro para apoiar frascos de perfumes, aparelho e creme de barbear. No box em vidro, que funciona como uma porta de correr, com bordas e puxador brancos, há um suporte para o sabonete e o xampu ficarem ao alcance das mãos.

Pastilhas Jatobá: Telha Norte; mármore: Lagonegro; espelhos e vidros: Arte Cor; marcenaria: Vedilar Marcenaria; louças: Deca.

Onde encontrar:
A Morada das Persianas – Tel.: (11) 3085-7448 – www.amorada.com.br
 Adriano Gesso – Tel.: (11) 9596-9224
Arte Cor – Tel.: (11) 3721-6653 – www.artecor.com.br 
Asian Elements – Tel.: (11) 3071-2599
Deca – SAC: 0800-117073 – www.deca.com.br 
Granirosa – Tel.: (11) 6601-0933
Ketesi – Tel.: (11) 5535-5727 – www.ketesi.com.br 
Laboratório da Luz – Tel.: (11) 3218-2788 – www.laboratoriodaluz.com.br 
Lagonegro – Tel.: (11) 6952-3883
Metal Bagno – Tel.: (11) 3168-3599 – www.metalbagno.com.br 
Penha Vidros – Tel.: (11) 3333-3713 – www.penhavidros.com.br 
Telha Norte –Tel.: (11) 3081-1094 – www.telhanorte.com.br 
Vedilar Marcenaria – Tel.: (11) 4135-2487
Will Arte – Tel.: (11) 3021-2084 – www.willarte.com.br 
Yamamura – Tel.: (11) 3257-7233 – www.yamamura.com.br

Fonte: Portal Decoração

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário