quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Home office pequeno

Texto Douglas Galan | Fotos Alexandre Dotta e Sidney Doll | Adaptação Ana Paula de Araujo

Para ter um home office, não é preciso separar um cômodo da casa para essa finalidade. Integrados, ocupam pouco espaço e ficam ainda mais compactos pela ausência de fios. Veja, a seguir, cinco opções de decoração e inspire-se para montar o seu cantinho profissional ou mesmo um local para deixar o computador e organizar documentos.

Discreto e funcional

Apesar de ter apreciado as boas dimensões da varanda quando decidiu adquirir o imóvel, a arquiteta Flavia Wahba, sócia do escritório MWR Arquitetura, propôs uma pequena reforma antes de se mudar. Como sabia que a sacada iria despertar pouco interesse da família, a proprietária utilizou a faixa retangular de área externa para aumentar a sala do apartamento. Além de expandir o living, a transformação também criou um espaço apropriado para o escritório.

Função
A área pode ser pequena, mas serve para leitura, trabalhos e até para a exibição de conteúdos de informática no plasma. A conexão sem fio também permite acessar a internet e executar impressões com equipamentos que ficam disponibilizados em outros lugares da casa. “Eles ocupavam bastante espaço e não eram visualmente atrativos. Por isso, foram deixados em locais onde não interferem na decoração”, explica Flavia.

Praticidade
Para utilizar o notebook sem que o reflexo vindo da janela atrapalhe, basta fechar a cortina. Mas, se a intenção é curtir os raios de sol para uma leitura à luz natural, o acessório permite abertura integral.

Integração
Além do escritório, estão incorporados ao living o home theater, a lareira, a sala de jantar e o bar. O ambiente amplo propõe a ideia de reunir toda a família e receber amigos.

Decoração
Um aparador revestido de couro foi o suficiente para abrigar o computador portátil. Discreto, o local dá continuidade à proposta decorativa da sala, que explorou tons sóbrios e escuros, como o cinza e o preto. As tonalidades e os materiais usados ajudaram a ocultar ainda mais o home. A cadeira com encosto de tecido Aubusson, estilo Luis XV, traz refinamento e elegância. Acessórios de iluminação bastante originais, como a luminária de chão em formato de refletor e o abajur com cúpula de fios de seda, ambos trazidos de viagens ao exterior, direcionam a luz para a leitura.

A mistura do estilo clássico com linhas mais retas foi uma das apostas decorativas. O espaço do bar é um bom exemplo para explicar a escolha. O móvel antigo, herdado de família e do qual a proprietária não abria mão de ter por perto, ganhou espelho com efeito bisotê no tampo. Junto estão luminária e acessórios modernos. Materiais nobres como o couro, o mármore Limestone Bateig Blue do piso, o jacarandá dos bancos, e tecidos finos, como veludo ou seda, são bastante apropriados à combinação de influências.  

Projeto: Flavia Wahba, Lilian Melo e Patsy Rieper (escritório MWR Arquitetura); piso Limestone cinza Bateig Blue: Neogran; marcenaria: Oswaldo; sofá e aparador de couro: Empório Beraldin; poltronas Le Cobusier e mesa de jantar: Forma; pufe listrado: My House; mesa de centro: Juliana Benfatti; mesa lateral preta: Erea; mesa lateral de aço inox: Sarinox; espelho do bar: W Rahal Vidros; cortinas: Jo Ferraz; tecido de veludo liso: Donatelli; cadeiras de jantar: Breton; imagem de prédios: TergoPrint; quadro sobre o bar, de Eduardo Climachauska: Galeria Fernandes; iluminação: MD Estúdio; abajur sobre a mesa de escritório, lustre-tripé e luminária do bar, modelo Campari, de Ingo Maurer: comprados em viagem; cadeira: Novo-Antigo; cactus: Anni Verdi; tapete e mesa usada como aparador no bar: acervo dos proprietários.

É possível trabalhar no corredor? Sim!

Na circulação entre os quartos, havia um amplo espaço, então, a arquiteta Flora Cukierkorn logo pensou em dispor ali o escritório da casa. A ideia era aproveitar uma área para o home office sem que fosse necessário utilizar um dos dormitórios.

Decoração
A marcenaria utilizou a laca branca e a madeira freijó na composição dos armários. Como o espaço é pequeno, a cor tornou-se imprescindível, deixando o ambiente mais amplo, iluminado e tranquilo. Para tornar o local mais aconchegante, a parede do lado oposto aos armários ganhou nichos de gesso e revestimento de palha de seda importada, tudo com direito à iluminação direcionada para dar um bom efeito visual.

Integração
Dispor o escritório no espaço de circulação tornou o ambiente mais intimista e calmo. As portas de acesso aos três quartos estão todas voltadas para ele, de maneira simétrica e calculada, o que não atrapalha o movimento.

Praticidade
O escritório duplo permite o uso simultâneo por duas pessoas. As bancadas voltadas para a parede servem de apoio para o computador ou para a leitura. Já a ilha central, que também pode ser utilizada por ambos os usuários, fica livre para o acesso. Ajustados ao dinamismo, os gaveteiros volantes (embaixo da bancada central) e as cadeiras giratórias oferecem mobilidade para os objetos mais requisitados durante o trabalho.

Função
No dia a dia, o local é bastante concorrido: funciona tanto para os trabalhos dos adultos quanto para o dever de casa dos flhos. O computador também é usado para acesso à internet e para os jogos em rede que os adolescentes tanto gostam.

Projeto: Flora Cukierkorn; piso: Gasômetro Pisos; marcenaria e gaveteiros: Ypê Campos; passadeira: desenho de Flora Cukierkorn e execução de Santa Mônica Tapetes; cadeiras: Tok & Stok; acessórios de escritório e decoração: Grifes & Design, Le Lis Blanc Home e acervo pessoal; papel de parede: Wallpaper; gravuras: Arte Própria.

Na varanda

Para o executivo, não havia, no apartamento, um espaço para trabalhar e manter a concentração durante os estudos. Como a sacada, ligada ao quarto do casal, era pouquíssimo utilizada, foi integrada ao dormitório para se tornar o local do descanso e, ao mesmo tempo, o escritório doméstico que faltava. 

Decoração
Entre as influências que nortearam o trabalho das arquitetas Sandra Davison e Veridiana Sampaio, estão o rústico, o artístico e o contemporâneo. Junco e madeira, como nos criados-mudos, garantem o aconchego. Já as peças de arte refletem o apreço dos proprietários por esses objetos. As listras na parede da cabeceira da cama foram feitas a partir do drywall – “gesso acortonado, que utiliza lã de vidro em sua estrutura e substitui o trabalho feito com alvenaria”, explica  Sandra.  Os frisos foram feitos em desnível para disfarçar pequenas imperfeições na parede, como tomadas e condicionador de ar. As cores branca, fendi e verde foram as eleitas para compor a decoração.

Função 
A área não precisava ser grande: apenas uma bancada era suficiente para concentrar tudo que o proprietário utiliza. Móveis enxutos, simples e práticos supriram a necessidade.

Integração
Para manter a unidade entre os espaços, o piso da varanda foi nivelado com o do quarto, e os dois ambientes receberam o mesmo tipo de revestimento. A porta de correr com frisos conta com uma vedação em volta, para garantir isolamento acústico. Assim, a esposa, quando quer, pode assistir à TV na cama tranquilamente, sem atrapalhar o marido.

Praticidade
O ambiente angulado ganhou marcenaria e acessórios na cor branca. O predomínio da tonalidade suaviza o espaço e se faz necessária no office, já que, bem próximo, fica o local de descanso. Como o local é estreito, optou-se por poucos elementos decorativos. O vaso de plantas confere à varanda sua característica trivial de manter o contato com a natureza, enquanto a persiana regula a entrada de luz natural no ambiente e possibilita o acesso à paisagem.

Projeto: Sandra Davison e Veridiana Sampaio; cadeira So Happy e peseira: by Design; cama: Bless; colcha percal 200 fios e manta de tricô: Mundo do Enxoval; marcenaria: Milenium; pisos: Carpete Express; luminárias: Lustres Yamamura; persianas: Progetto; tapetes: Casa Fortaleza; criados-mudos de junco: Régio.

Cantinho da concentração

No apartamento de 100 m², as alterações na planta original ofereceram espaço e integração para novos ambientes. Um dos dormitórios foi aberto para a sala, ampliando a área de estar. Como a dependência de empregada não era utilizada, também foi modificada. Aberto em direção ao living, o pequeno cômodo criou a perspectiva de conciliar trabalho e convívio familiar. Assim, a união da sala com o novo office rendeu amplitude e funcionalidade para o apartamento.

Decoração
Como o espaço reservado ao escritório é pequeno (apenas 4 m²), as intervenções de marcenaria foram bem simples. Fernanda Marques, arquiteta responsável pelo projeto, optou por linhas retas e cores claras, para dar sensação de amplitude. A madeira laqueada branca, utilizada nos armários e na bancada, cria uma identidade com o mármore branco da sala. “Além disso, há pouca incidência de iluminação natural, o que pediu um visual mais leve nos materiais escolhidos”, acrescenta a arquiteta. Na divisória entre a sala e o escritório, nichos guardam artigos de decoração e livros. Na sala, o estilo contemporâneo conta com madeira, acrílico e outro artifício bastante eficaz para ganhar espaço: o espelho.

Integração
“Como é um escritório usado de vez em quando, optamos por deixar os espaços unidos, de forma que ambos ganhassem: o home office em luminosidade, e a sala de estar em amplitude. Para isso, utilizamos os mesmos materiais nos dois ambientes e fizemos a bancada como uma continuação do móvel do home theater”, explica Fernanda.

Praticidade
A marcenaria clean esconde prateleiras que guardam livros e materiais de trabalho. A bancada, que também reserva gavetas quase imperceptíveis, ganhou iluminação direcionada acoplada à parte inferior dos armários, contribuindo para a realização das atividades e das tarefas às quais se propõe. Nesse quesito, a luz indireta de todo o ambiente também ajuda.

Função 
O home office é usado esporadicamente pelos filhos e pelo casal. Foi solicitado à arquiteta um espaço para uso eventual, ora para a lição das crianças, ora para marido e mulher recorrerem ao computador. Por isso, deixá-lo à mostra facilita todas as atividades para as quais foi projetado.

Projeto: Fernanda Marques; marcenaria do escritório, móvel baixo da TV e mesas de centro: Marcenaria Planalto; cortinas: Sol e Art; cadeira do escritório: Dpot; iluminação: Futura; livros: Arte Leitura; quadro sobre a bancada: Mariana Orsi; porta-lápis: Tok & Stok; caixas de couro e bowls de acrílico: Interni; cadeiras de acrílico da sala, poltronas Zig Zag: Acrilar; sofá: Arredatori; tecidos das almofadas: JRJ Tecidos; cerâmicas dos nichos e bandeja sobre o móvel: LS Selection; garrafas: Conceito: Firmacasa; copos: L'oeil; TV: Fast Shop; espelhos: JM Vidros; papel de parede: Kaelio; flores: Flavia Rocco.

Na cabeceira

A cama baixa é tendência na decoração. Mais charmosa que a tradicional e que a cama-box, essa modalidade de móvel não conta apenas com estilo. Neste projeto da arquiteta Viviane Dinamarco, ela também é prática. A peça, feita sob medida, incorporou junto à cabeceira uma bancada de vidro, para dar lugar ao escritório.

Decoração
Feito de laca branca, o mobiliário, além de prático, causa um efeito estético bastante apropriado. Acompanhando o móvel, a escolha correta dos materiais privilegiou artigos neutros, como o metal, o vidro e as estampas claras. Destaque para a camurça ultrasuede bege que reveste a cabeceira da cama e influencia na escolha dos enxovais e dos complementos.

Função
Para a proprietária, era indispensável ter em casa um local reservado, no qual pudesse concentrar-se no trabalho. Como a idéia não era abrir mão do espaço destinado ao conforto nem do closet, a solução foi disponibilizar o office de maneira inteligente, compacta e prática.

Integração
Na parte detrás da cabeceira, a prancha de vidro acompanha as dimensões do móvel. Por isso, o espaço é mais do que suficiente para agrupar computador, livros e acessórios. Apoios laterais, como o gaveteiro, ajudam a guardar a papelada. Nichos abaixo e acima da bancada escondem objetos, como os acessórios de informática e os materiais de escritório.

Praticidade
A marcenaria é o grande mérito do quarto. Foram os recursos de design do móvel central do dormitório (que inclui cama e escritório) que possibilitaram a organização e a funcionalidade do cômodo. A cabeceira alta cria uma divisória entre os dois espaços, além de oferecer uma alternativa para decorar com pequenas peças.

Projeto: Viviane Dinamarco; cama e marcenaria: Marcenaria Cantareira; roupa de cama: Blue Gardênia; cabeceira: Arte Markante com tecido da JRJ Tecidos; cadeira: Tok & Stok; vidros: Eder Vidros; persianas: Arthur Decor; objetos de decoração: Área Objetos; objetos de escritório: LS Selection.

Onde encontrar:
Acrilar – Tel.: (11) 3362-0899 –  www.acrilar.com.br. 
AnniVerdi – Tel.: (11) 3064-7924 – www.anniverdi.com.br. 
Área objetos – Tel.: (21) 3204-0770 – www.areaobjetos.com.br. 
Arredatori – Tel.: (11) 3201-4000 – www.arredatori.com.br. 
Arte Leitura – Tel.: (11) 9434-1879.
Arte Própria – Tels.: (11) 3088-6696, 3088-3112, 3294-1390 e 3294-1392 – www.artepropria.com.br. 
Arthur Decor – Tel.: (11) 3087-5834 – www.arthurdecor.com.br. 
Bless – Tel.: (11) 3088-9311.
Blue Gardenia – Tels.: (11) 3881-7717 e 3842-4310 – www.bluegardenia.com.br. 
Breton Actual – Tels.: (11) 3062-5052, 5506-5248, 4362-5244 e (21) 2108-8244 – www.breton.com.br. 
By Design – Tel.: (11) 3043-9388 – www.bydesign.com.br. 
Carpete Express – Tel.: (11) 3043-9191 – www.carpetexpress.com.br. 
Casa Fortaleza – SAC (11) 3049-1511 – www.casafortaleza.com.br. 
Conceito: Firmacasa – Tels.: (11) 3068-0380 e 3086-3892 – www.conceitofirmacasa.com.br. 
Donatelli – SAC: 0800-127-878 – www.donatelli.com.br. 
Dpot – Tels.: (11) 3082-9513 e 3043-9159 – www.dpot.com.br. 
Empório Beraldin – Tel: (11) 3512-7320 e 3032-8200 – www.emporioberaldin.com.br. 
Érea – Tel.: (11) 3062-8590 – www.erea.com.br. 
Fast Shop – Tel.: (11) 3232-3100 – www.fastshop.com.br. 
Flavia Rocco – Tel.: (11) 3722-2220 – www.flaviarocco.com.br. 
Forma – Tel.: 0800-552-468 – www.formahome.com.br. 
Futura Iluminação – Tel.: (11) 3083-4377.
Galeria Fernandes – Tel.: (11) 3812-3894 – www.galeriaeduardohfernandes.com. 
Gasômetro Pisos e Madeiras – Tel.: (11) 3228-1522 – www.gasometromadeiras.com.br. 
Interni – Tel.: (11) 3081-1664 e (21) 2266-1414 – www.interni.com.br. 
JRJ Tecidos – Tel.: 0800-552-718 – www.jrj.com.br. 
Juliana Benfatti – Tel.: (11) 3083-7858.
Kaelio – Tel.: (11) 2674-9333 – www.kaeliopapeisdeparede.com.br. 
Le Lis Blanc Casa – Tel.: (11) 3083-2549 – www.lelisblanc.com.br. 
LS Selection – Tel.: (11) 3168-3303.
L'oeil – Tels.: (11) 3897-8787 e 3085-3211 – www.loeil.com.br. 
Lustres Yamamura – SAC: 0800-772-0723 – www.yamamura.com.br. 
Marcenaria Cantareira – Tel.: (11) 2996-2352.
Marcenaria Planalto – Tel.: (11) 4704-8867.
Mariana Orsi – www.marianaorsi.com.br
Milenium – Tel.: 4975-4139 – www.marcenariamilenium.com.br. 
Mundo do Enxoval – Tel.: (11) 3758-4945 – www.mundodoenxoval.com.br. 
Neogran – Tel.: (11) 2607-4336 – www.neogran.com.br. 
Novo Antigo Móveis – Tel.: (11) 3845-0725 – www.novoantigo.com.br. 
Progetto Persianas – Tel.: (11) 5083-0855 – www.progettopersianas.com.br. 
Santa Mônica Tapetes e Carpetes – Tel.: (11) 3085-1866 – SAC: 0800-160-255 – www.smonica.com.br. 
Sol e Art – Tel.: (11) 3167-1851 – www.soleart.com.br. 
TergoPrint – Tel.: (11) 3585-0500 – www.tergoprint.com.br. 
Tok & Stok – SAC: 0800-701-0161 – www.tokstok.com.br. 
Wallpaper – Tels. (11) 3062-2899 e 3032-9811 – www.wallpaper.com.br. 
W Rahal Vidros – Tel.: (11) 3872-3284 – www.wrahalvidros.com.br.


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário