segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Decoração para kitnet - 39 Truques Infalíveis

Texto Leonardo Marques | Fotos Divulgação

Muitos jovens optam por uma kitnet como sua primeira morada. Tornar esse ambiente funcional e bem-decorado talvez seja um dos maiores desafios. Conheça dois projetos onde os arquitetos exploraram minuciosamente cada centímetro e inspire-se:

Decoração marcante em lar masculino

Estilo atemporal com pinceladas rústicas foi o ponto de partida para o conceito que norteou o projeto de André Martins. Antes separada, a cozinha se integrou aos outros ambientes para que o morador, um jovem médico, ganhasse em circulação. Os 30 m² receberam iluminação pontuada e muitos nichos para os objetos e adornos étnicos apreciados por ele. “O proprietário queria que o apartamento, embora com área muito reduzida, tivesse tudo o que uma casa normal costuma ter”, lembra o arquiteto.

1. As esculturas foram valorizadas em nichos iluminados por lâmpadas minidricroicas. 2. A parede pintada de vermelho (ref. 116, Suvinil deu mais personalidade ao ambiente. Nela, foram aplicados nichos com 45 x 45 x 30 cm. 3. O aparador com rodízios fica atrás do sofá durante o dia, cobrindo parte da cama; à noite, ele é puxado para frente, liberando espaço para deitar e assistir à TV. 4. Na entrada, o espelho amplia a área e a estante lateral. 5. A estante de MDF laqueada de branco e lâminas de freijó linheiro serve de home theater e guarda-roupa.

6. Todos os móveis foram pensados para garantir espaço de utilização. A mesa de centro revestida de freijó linheiro, por exemplo, possui gavetas de laca branca disfarçadas para guardar revistas e documentos.

7. A prateleira mais alta possui 3 m de comprimento com distância de 30 cm do pé-direito. O artifício serve também para delimitar a área do pôster. 8. Para demarcar ainda mais o ambiente do dormitório, André utilizou uma foto do morador e ampliou com adesivo vinílico. 9. A prateleira (2,20 x 0,15 m) atrás da cama serve de console. Nas laterais, dois pequenos criados-mudos embutidos.

10. André tornou a área da pequena bancada de refeições mais aconchegante com duas luminárias pendentes de aço escovado e lâmpadas bolinha de baixa intensidade. 11. A mesma cor da parede da sala invade a cozinha. A proposta traz a linguagem de um ambiente para o outro, o que ajuda a integrar e harmonizar o espaço. 12. Preso à parede, o misturador deixa de ocupar espaço na bancada da pia, permitindo uma cuba maior em uma bancada de 60 cm de profundidade. 13. O frontão alto de granito nevado preto protege a pintura da parede dos respingos vindos da torneira.

14. As bancadas sobrepostas criaram dois visuais: um para a sala, mantendo a estética e uma altura mais elevada (1,05 m), e outro mais funcional para a cozinha (90 cm de altura).

15. A bancada de refeições rápidas comporta até duas pessoas e possui medidas de 48 x 80 cm. 16. Para solucionar o problema de espaço para a área de serviço, parte do banheiro foi deslocado, criando um nicho para as máquinas de lavar e secar. 17. A porta preta ao fundo é uma placa de vidro coberta por uma película com furos transparentes (1,5 x 1,5 cm). Ela dá acesso a área do banho. 18. O deck de ipê (75 x 130 cm) delimita a área de serviço, além de ser retrátil e de servir como dreno.

19. A porta de correr do banheiro, quando aberta, aumenta o espaço de circulação, unindo esta área ao quarto. 20. Tendência forte na decoração de banheiros, a cuba de sobrepor quadrada agrega beleza e sofisticação ao ambiente. 21. Apesar do curto espaço, houve a preocupação de colocar um gabinete embaixo da bancada da pia (80 x 50 x 55 cm) para suporte. 22. Para suavizar a caixa da descarga, o arquiteto usou uma prateleira de vidro (75 x 13 cm), que abriga enfeites e produtos de beleza.

Projeto: André Martins; marmoraria: Marmoluz; persianas e papel de parede: Paper House Decor; geladeira e acessórios da cozinha: São Geraldo; sofá, poltrona e cadeiras: Spazio Interni; acessórios do banheiro: Vallvé; 
vidros e espelhos: Vidralle; tinta vermelha: Suvinil (ref. R.116).

Completa e pequena 

Quando se viram diante do desafio de planejar o desenho do interior desta quitinete de apenas 28 m², as arquitetas Yolanda e Cristina Franco buscaram satisfazer todas as necessidades de uma casa. Assim, criaram-se espaços que se delimitam e se integram ao mesmo tempo, com circulação garantida e uma decoração que teve no branco e nos espelhos grandes aliados.

1. As prateleiras sobre a bancada podem abrigar tanto objetos decorativos como livros. 2. As arquitetas optaram por interromper a estante lateral para criar um nicho reservado ao computador. 3. A cadeira de acrílico traz leveza para o canto de estudos, além de ser um móvel superdecorativo. 4. O nicho vazado do armário garante luminosidade ao quarto, pois só há janela na sala, e oferece mais amplidão aos espaços, pois o teto fica completamente livre tanto de quem olha da sala quanto do quarto. 5. Por ser giratória, a TV pode ser assistida tanto do sofá como da cama. 6. A estante de MDF e laminado melamínico separa quarto e sala, mas os grandes nichos vazados garantem liberdade visual e deixam o dormitório menos apertado.

7. Para não perder o espaço acima da geladeira, a proposta foi estender os armários, criando um nicho para a geladeira e para o depurador. 8. Sistema basculante dos armários superiores: mais funcional e evita acidentes com a cabeça. 9. O aramado facilita o manuseio das peças que ficam penduradas e sempre à mão, liberando espaço nas gavetas. 10. Portas com vidro acidato permitem que a luminosidade da área de serviço passe para a cozinha sem deixar exposto o outro lado. A abertura de correr também economiza espaço. 11. Usar o mesmo piso dos outros ambientes é uma forma de integrar e tornar o espaço aparentemente maior. 12. O tapete colocado na frente do sofá delimita a área da sala de estar e oferece mais aconchego.

13. O uso extensivo de espelhos ajuda a espalhar a iluminação vinda das poucas janelas. 14. O nicho aberto no gabinete é uma boa solução para abrigar toalhas de rosto e de banho, economizando espaço no próprio móvel e no guarda-roupa. 15. Como o banheiro é uma área úmida, as arquitetas optaram por usar um piso de cerâmica, o que resulta em facilidade ao lavá-lo. 16. Como a lateral esquerda da cama oferece pouca circulação, a alternativa foi deixar apenas um espaço de 43 cm entre o móvel e a parede.

17. O papel de parede cinza garante neutralidade ao mesmo tempo em que oferece uma atmosfera jovem ao quarto, deixando a área da cabeceira em destaque. 18. As portas de correr do armário economizam espaço na abertura. Espelhos ajudam a tornar o quarto maior, além de auxiliar na hora de se vestir.

Projeto: Vautier Franco; armário da cozinha, gabinete do banheiro: Marcenaria L Designer; cadeira minimal e base de mesa Haus: Tok&Stok; spots e pendentes: Classic Iluminação; piso Durafloor: FC Pisos.

Onde encontrar:
André Martins – Tel.: (61) 3242-0917.
Classic Iluminação –Tel.: (11) 3032-0608.
FC Pisos – www.fcpisos.com.br.
Marmoluz – Tel.: (61) 3361-3616.
Paper House Decor – Tel.: (61) 3363-3333.
Spazio Interni – Tel.: (61) 3234-0800.
Suvinil – www.suvinil.com.br.
São Geraldo – Tel.: (61) 3233-4122.
Tok&Stok – www.tokstok.com.br.
Vallvé – www.vallve.com.br.
Vautier Franco – Tel.: (11) 3742-7280.
Vidralle – Tel.: (61) 3361-4444.


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário