sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Apartamento integrado

Texto Pauline Meiwald| Fotos Carlos Piratininga (divulgação)

Unir ou Isolar
Em apartamentos pequenos, não é fácil encontrar espaço suficiente para suprir todas as necessidades e, de quebra, que todos os ambientes sejam acolhedores.
Diante dessa dificuldade, a arquiteta Débora Aguiar projetou áreas mais versáteis e interativas nos 75 m² disponíveis: um quarto foi integrado ao living e funciona como home office. 

O novo ambiente pode se unir ou se isolar conforme o momento, já que os painéis de madeira freijó ripada, fixos em trilhos no assoalho e no teto, fecham o espaço. A solução dá mais amplitude ao ambiente social, que tinha apenas 20 m² no projeto original e ganhou mais 10 m² com a integração do escritório multifuncional.
A linguagem foi mantida: a estante, pensada para livros e elementos de decoração, é feita do mesmo material dos painéis.
Outra integração reversível é feita pelo painel espelhado na lateral do home Theater. Retrátil, ele pode integrar a cozinha. O modelo americano (com bancada) era inviável, pois eliminaria a ideia de um painel para a TV.
Um futon feito sob medida é o assento e o colchão do sofá-cama. A marcenaria, de madeira freijó, ainda aproveita o espaço inferior com nichos para objetos decorativos ou até mesmo as malas dos hóspedes.
A mesa para cinco convidados parece duplicada por estar encostada a um painel de espelho com  1,9 x 2,6 m. As cadeiras, de madeira teca com revestimento de linho, têm braços para garantir maior conforto. Na ponta da mesa, a banqueta dá o arremate e economiza espaço.
Para que a cozinha pudesse ganhar ares gourmet, os armários foram revestidos com folhas naturais de madeira. Sobre a bancada de granito preto São Gabriel, eletrodomésticos com acabamento de aço inox.
A mesma madeira das salas e da cozinha foi utilizada no banheiro: na bancada e na cuba, a impressão é de se tratar de uma única peça. A estrutura é mais estreita e possui 23 cm de profundidade, solução que não prejudica a circulação no ambiente.
Um painel de drywall dá sustentação à TV e esconde a fiação do aparelho. Pintada de cinza, a parede casa com a madeira teca da prateleira.
O formato retangular do quarto de casal aproveita a extensão da planta. Ao fundo, os armários com laca branca fosca integram uma espécie de closet; nas laterais, espelhos dão acabamento à marcenaria. A cabeceira embutida, com 1,5 m de altura, foi revestida com camurça.

Projeto e execução, Débora Aguiar.


Acesse nosso site: www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis Urbanos e Rurais de Nova Mutum e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário