segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Material de construção: 74% da indústria está otimista em fevereiro

24 de fevereiro de 2012 • 14h33
Por: Eliane Quinalia

SÃO PAULO – Cerca de 74% da indústria de materiais de construção  pretende investir mais nos próximos 12 meses. Em fevereiro do ano passado, o percentual de empresários interessados em ampliar seus investimentos era de 76%. A informação é da Sondagem de Expectativas, divulgada nesta sexta-feira (24) pela Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).

Também apresentou uma leve queda, mas desta vez em relação ao mês de janeiro, a confiança do empresário nas ações do governo. De acordo com o levantamento, neste quesito, 54% das companhias consultadas afirmaram ter boas expectativas para o segmento da construção civil. No mês passado, esse número era de 55%.

“Em fevereiro de 2011, 66% da indústria estava confiante nas ações do governo, pois o mercado estava muito aquecido naquele período”, relata o presidente da Abramat, Walter Cover, que esclarece que a acentuada queda apenas se tornou evidente em meados de abril do ano passado, com as medidas de contenção ao crédito adotadas pelo governo.

“Por conta da oscilação do setor, a Abramat está pleiteando junto ao governo a continuidade de medidas anticíclicas, além de ações efetivas que possam garantir o crescimento do setor por meio de políticas de defesa comercial, desoneração fiscal e da aceleração de obras do PAC 2 e do programa Minha Casa, Minha Vida 2”, explica Cover.

Internas e externas
No entanto, a expectativa otimista quanto ao fechamento das vendas de fevereiro no mercado interno ainda predomina entre empresários da indústria de materiais de construção.

Na avaliação, 56% das empresas mantêm expectativas positivas quanto à venda de materiais de construção neste mês. Já 38% das organizações consultadas acreditam que os resultados obtidos serão regulares e 5% delas mantêm uma expectativa pessimista do mercado.

No que se refere às vendas ao mercado externo, entretanto, as vendas regulares somam 29% e o índice de pessimismo fica em 38%. Apenas 34% dos empresários ouvidos se mostram otimistas com as vendas de fevereiro.

Perspectivas para março
Em relação a março, as projeções para as vendas do mercado interno se mostram otimistas em 77% dos casos. Já as perspectivas regulares caíram para 21% e as negativas, para 3%.

No que se refere ao mercado externo, a expectativa de otimismo se manteve estável em 34%, em relação ao mês anterior. Em contrapartida, a expectativa regular aumentou para 33% e a pessimista caiu para 34%.

Fonte: InfoMoney

Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário