segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Está mais fácil usar o FGTS na casa própria

Fonte: O Globo – 10/01/2012.

SÃO PAULO - Está mais fácil usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar no pagamento da casa própria. O trabalhador que estiver financiando um imóvel e quiser utilizar o dinheiro que tem na conta do Fundo para abater o saldo devedor não precisa mais ter quantia equivalente ao valor de 12 parcelas do crédito, como era até o ano passado.
A Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial União da última segunda-feira uma mudança na regra que permite o saque de qualquer quantia da conta do FGTS do mutuário para abatimento da dívida da casa. Apesar de a formalização ter ocorrido nesta semana, a nova regra já valia desde o início do ano. A decisão de flexibilizar o uso do Fundo no financiamento imobiliário veio em outubro do ano passado, quando o Conselho Curador do FGTS, órgão que define as normas para utilização dos recursos, tomou uma série de medidas com este mesmo objetivo.
Parcelas em atraso
Uma outra mudança facilita a vida de quem está com parcelas do financiamento em atraso. Os mutuários com até três parcelas em atraso vão poder usar o dinheiro do Fundo no pagamento do crédito, desde que cumpram o prazo mínimo de dois anos entre um saque e outro. Antes, era preciso estar rigorosamente em dia para ter direito ao benefício.
Segundo Maria Enriqueta Arantes, assessora técnica do Conselho Curador do FGTS, a mudança veio para aperfeiçoar as regras em relação às normas que já existiam.
- Por lei, uma pessoa não é considerada inadimplente se possuir até três parcelas de um crédito em atraso. Assim, é natural que as regras no uso do FGTS sigam a mesma lógica - explica.
Já o gerente nacional para FGTS da Caixa, Henrique José Santana, esclarece que o mutuário pode usar o dinheiro do Fundo tanto para descontar o valor da parcela, quanto para reduzir o saldo devedor. Por questões de matemática financeira e aplicação de juros, ele recomenda que o mutuário escolha abater o saldo, caso tenha condições de seguir pagando as mensalidades no valor integral.
- Mas, se ele tiver parcelas em atraso, perde esta opção e só pode usar seu FGTS para por o financiamento em dia - alerta.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/esta-mais-facil-usar-fgts-na-casa-propria-3622257#ixzz1jeehUEZw

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Acesse nosso Site: www.multcorretora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário