terça-feira, 23 de outubro de 2012

Apartamento pequeno: Conheça 7 soluções da arquiteta para conquistar espaço

Texto Vanessa Moura | Reportagem Daniela Espinelli | Fotos Sidney Doll | Adaptação Ana Paula de Araujo

Quem acha que não dá para investir grandes ideias em apartamentos pequenos está enganado. A falta de espaço só é empecilho para quem deixa a criatividade de lado. A prova é esse apê de 50 m² que ganhou ares modernos e maior circulação graças ao talento da arquiteta Emilia Garcia. Com pequenas soluções, a profissional conquistou grandes mudanças, tanto na decoração quanto nos hábitos do morador. Saiba quais são a seguir:

A primeira providência foi remover a parede da cozinha e acolher um armário baixo com uma bancada de granito preto, integrando esse ambiente às salas de estar e jantar. Outro recurso interessante foi derrubar a parede do living para acomodar o sofá. “Essa parede foi demolida para receber um painel de MDF com portas de correr que avança no dormitório de hóspedes, propiciando mais espaço para o sofá de chaise”, explica.

Conquistou mais espaço com:
1. a remoção da parede da cozinha;
2. a bancada com armário na parte inferior;
3. a integração entre a cozinha e as salas de estar e jantar;
4. o uso do drywall para ganhar profundidade;
5. o painel de MDF com porta de correr;
6. o sofá de chaise;
7. os móveis sob medida.

A prateleira aérea perimetral foi planejada em MDF pela arquiteta para unir visualmente os ambientes, além de servir para acomodar livros e objetos garimpados pelo morador. O rack que acolhe os equipamentos de som e imagem foi produzido em formato curvilíneo para facilitar o movimento da cortina

O “dente” formado entre as salas de jantar e estar foi causado propositalmente para ganhar espaço no living, onde a parede foi substituída por um painel de MDF branco frisado com portas de correr. A parede vermelha (vitoriano 98RR/12/480 da Coral) foi trocada por drywall para abrigar nichos no dormitório do morador. Para promover mais requinte ao ambiente que prioriza tons fortes, cadeiras de acrílico Eames garantem a leveza necessária.

A parede da cozinha foi removida, dando lugar a um armário de MDF e uma bancada de granito preto São Gabriel para refeições rápidas.

Móveis sob medida, especialmente na sala, no quarto e na cozinha, foram desenvolvidos com o propósito de otimizar a circulação e não deixar espaço para a bagunça. Cores fortes pontuam alguns cantos do projeto, mostrando que é possível abrir mão, sim, dos tons pastel quando o espaço é reduzido.

Nos armários de MDF da cozinha foi reservado um canto para a criação de uma miniadega, entre outros compartimentos para abrigar utensílios do ambiente.

No banheiro, louças e metais foram trocados para aproveitar o espaço. Uma medida econômica que vale ser destacada é a aplicação das pastilhas (Atlas Itaguaré 8458 e B2105) sobre o azulejo antigo. As paredes que não levam revestimento foram cobertas por massa e tinta de poliuretano à prova d´água.

Emilia Garcia apostou em um painel de cabeceira no quarto para abrigar dois criados-mudos suspensos e, dessa forma, facilitar a circulação. Outro recurso inteligente foi a escolha do colchão Box, que inclui gavetas para guardar roupas de cama. As portas de correr do armário também resultaram em maior liberdade de espaço e conforto visual.

Projeto: Emilia Garcia; móveis, iluminação, tapetes, cortinas: EG Interiores; pastilhas do banheiro e da cozinha: Vidrotil; bancada do banheiro: Mármore Stone; piso: Pau Pau; revestimentos de pisos: Recesa.

Onde encontrar:
EG Interiores – www.eginteriores.com.br.
Emilia Garcia – www.emiliagarcia.com.br.
Mármore Stone – www.stonemarmores.com.br.
Pau Pau – www.paupau.com.br.
Recesa – www.recesa.com.br.
Vidrotil – www.vidrotil.com.br.


Acesse nosso site www.multcorretora.com e fique por dentro dos imóveis urbanos e rurais de Nova Mutum/MT e estado do Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário